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Conheça um elo mais importante do que a Ponte entre Faria Lima e o Agronegócio

Você provavelmente já ouviu falar bastante sobre a “famosa ponte” entre a Faria Lima e o nosso agronegócio — que o mercado financeiro precisa se aproximar do agro. 


Porém há outra ponte, dentro das próprias empresas, que muitas vezes está quebrada ou sequer construída, que é muito mais importante do que a citada anteriormente. Estou falando da ponte responsável por alinhar o comercial e a contabilidade. 


É muito comum, em reuniões de análise de resultados, vermos embates entre comercial e contabilidade sobre os números apresentados. No final, cada lado acaba desacreditando do controle da outra área, tornando a gestão da empresa ainda mais complexa. 


E por que isso acontece? Podemos resumir as principais causas em três motivos: 



A ponte esquecida do agronegócio: como alinhar comercial e contabilidade para uma gestão integrada

1. O comercial não adota a ótica contábil 

O setor comercial, muitas vezes, não compreende os métodos contábeis aplicados na apuração dos resultados e tende a olhar apenas para o resultado bruto. Além disso, pode esquecer de atualizar as premissas consideradas no momento da negociação. Por exemplo: foi realizada uma venda CIF e um frete foi orçado. Contudo, devido às condições de mercado, o custo do frete disparou, impactando negativamente no resultado. Se o comercial não atualizar suas premissas (marcando-as a mercado), a diferença entre o resultado esperado e o realizado será significativa. 


2. A contabilidade não utiliza as mesmas premissas que o comercial 

Empresas que atuam com commodities, em sua maioria, são obrigadas pelos pronunciamentos contábeis a realizar marcação a mercado. Isso significa que, ao final de cada mês, precisam apurar o valor justo de cada operação e demonstrar qual resultado essas operações geram diante do cenário atual. Porém, muitas vezes, o setor contábil utiliza premissas que não refletem a realidade comercial das negociações, adotando parâmetros desconectados do dia a dia. Isso gera resultados diferentes daqueles percebidos pelo comercial. 


3. Falta de entendimento das metodologias de ambos os setores 

As divergências entre os resultados apresentados pelo comercial e pela contabilidade são naturais. No entanto, quando ambos os setores compreendem as metodologias utilizadas, a conciliação se torna muito mais simples e as diferenças são facilmente identificadas e explicadas. Por isso, é fundamental que o setor contábil conheça a estrutura comercial e vice-versa. 

 

Conclusão


Sabemos que gerir uma empresa já é um desafio. Fazer com que as áreas trabalhem alinhadas em torno de um propósito comum, utilizando relatórios integrados, é ainda mais difícil — principalmente em um ambiente repleto de planilhas dispersas e controles baseados em metodologias distintas. 


Por isso, é essencial promover a unificação dos controles, padronização das metodologias e implantação de processos claros de conciliação e validação dos resultados, garantindo que todos estejam na mesma página. 


Com uma ponte bem estabelecida entre as áreas, dados e comunicação padronizada, será muito mais fácil estabelecer pontes afora, como a famigerada ponte entre a Faria Lima e o Agronegócio.  

 
 
 

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